Leia Mais

A Fantática Literatura Queer, primeira coletânea brasileira de contos fantásticos LGBT, é lançada

A Fantática Literatura Queer

A literatura fantástica vem ganhando terreno nas livrarias brasileiras e abrindo espaço no mercado para autores nacionais. Com isto em mente, a Tarja Editorial, lança neste mês (mais especificamente hoje, dia 24) a Fantática Literatura Queer (2011). A coletânea traz histórias de ficção científica, fantasia e terror que contemplam o amor e o prazer, desafiam preconceitos e proibições, projetam um novo olhar sobre o universo de gays, lésbicas e transexuais, situando-os como heróis de suas próprias aventuras.

Em uma iniciativa inédita, a Tarja convocou escritores brasileiros a produzir histórias fantásticas que tratassem sobre a diversidade sexual. O resultado deste projeto é esta coletânea em dois volumes que reúne 15 contos cada. Anjos e demônios, deuses e fantasmas, feras da noite e criaturas sobrenaturais, guerreiros e meros mortais são alguns dos personagens que protagonizam essas ficções tão diversificadas, cujas tramas se valem de reinvenções mitológicas, debates político-ideológicos, construções de utopias e distopias, e críticas aos meios de opressão sexual.

Com organização dos escritores Rober Pinheiro e Cristina Lasaitis, a Fantástica Literatura Queer é uma iniciativa pela inclusão da temática LGBT na literatura de entretenimento e na cultura popular. Os livros contam ainda com o prefácio do antropólogo brasileiro Luiz Mott, fundador do Grupo Gay da Bahia.

O lançamento da coletânea ocorre durante a programação dos eventos do Mês do Orgulho LGBT de São Paulo. A noite de autógrafos acontece hoje, no dia 24 de junho de 2011, a partir das 18h no Bar do Batata – Gatronomia e Cultura, com presença confirmada dos organizadores, editores e escritores do livro e com participação especial do antropólogo Prof. Dr. Luiz Mott. — Bar do Batata: Rua Bela Cintra, 1333, Jardins, São Paulo/SP, Tel: (11) 3068-9852; (Entrada Franca).

PS: Este post era para ter saído antes, mas por falta de tempo, somente agora estou conseguindo publicar, praticamente em cima da hora do lançamento. Eu só não estarei lá porque sou do Rio e a distância às vezes dificulta as coisas para frequentar eventos em São Paulo. Porém, se pudesse, eu iria. De qualquer forma, pretendo ler a coletânea, especialmente pelo caráter inusitado da obra. Afinal, temática homossexual existe na literatura fantástica — Entrevista com o Vampiro (1976), da Anne Rice, aborda bastante o assunto —, mas histórias especificamente focadas nos homossexuais, tendo-os como protagonistas, são raridade por aí… por isto, vale a leitura.

Título: A Fantástica Literatura Queer – Volume Vermelho

Autoria: Cristina Lasaitis, Alliah, Camila Fernandes, Cesar Sinicio Marques, Rogério Paulo Vieira, Monica Malheiros e Laura Valença Guerra

ISBN: 978-85-61541-30-9

Edição: 1ª edição

Páginas: 178

Formato: 14x21cm

Ano: 2011

Preço de Capa: R$ 29,00

Título: A Fantástica Literatura Queer – Volume Laranja

Autoria: Rober Pinheiro, Osíris Reis, Cláudio Parreira, Eric Novello, Renato A. Azevedo, Cindy Dalfovo, Daniel Machado e Kyran

ISBN: 978-85-61541-31-6

Edição: 1ª edição

Páginas: 178

Formato: 14x21cm

Ano: 2011

Preço de Capa: R$ 29,00



Compartilhe este Post

Posts Relacionados



  • http://roberpinheiro.blogspot.com Rober Pinheiro

    Alan,

    Muito obrigado pela divulgação. A Fantástica Literatura Queer foi pensada com carinho, dedicação e muito trabalho visando especialmente preencher essa lacuna do nosso mercado de FC&F.

    Fico muito feliz por termos alcançado parte desse objetivo. Para alcançar a outra parte [o leitor final] divulgações como a feita aqui são essenciais.

    Por isso, meu muito obrigao.

    Abraços

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      Que isso… não foi nada.

      Acho a coletânea uma iniciativa ótima e que tem que ser divulgada! :-)

      Abs.

Inscreva-se no Canal

Resenhas Populares

Rogue One: Uma História de Star Wars

Rogue One: Uma História de Star Wars

It: A Coisa

It: A Coisa

Planeta dos Macacos: A Guerra

Planeta dos Macacos: A Guerra

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Raw

Raw

Siga no Bloglovin’

Follow

Vem Com a Gente

Curta e Compartilhe

Aperte o Play

Nível Épico em Imagens