Bleach – Encerramento da Saga Principal

Alan Barcelos 24/02/2011

O encerramento de Bleach

Bleach terminou. Não é um final definitivo, mas o final de uma saga… praticamente uma era. O anime estreou em 2004 e lá se foram sete anos e 310 episódios de espera pela conclusão de uma história que aparentemente nunca encontraria um fim. O mangá tem ainda mais tempo de história, já tendo superado a marca dos 430 edições. Para alguns, foi uma mistura de tristeza e saudade. Para outros, raiva e frustração. Bleach sempre foi um anime polêmico e neste encerramento não poderia ser diferente. De fato, depois de tantos fillers e tantos episódios, tivemos um bom final de saga, mas com um gostinho amargo de que ficou faltando alguma coisa. Muitas pontas ficaram soltas — pontas até demais —, e o grande vilão da história foi simplesmente preservado ao invés de definitivamente destruído. Por quê?!

Não me entendam mal… eu gostei deste final, mas também admito que já estou condicionado a gostar de Bleach depois de anos acompanhando a série como uma das melhores da atualidade (afinal, os animes lançados ultimamente andam meio fraquinhos). Mas, Bleach não está isento de falhas. E também admito que elas são muitas. Neste final, elas parecem ainda mais evidentes.

O maior problema é a variação óbvia na qualidade narrativa. Como eu disse, foram anos e anos de história e, do nada, acabou. Os arcos de diálogos, história e humor sempre foram um ponto alto em Bleach, mas nas últimas sagas foram muito suplantados pelos combates. Logo, muitas falas e sequências tornaram-se desnecessárias e vazias. Um dos principais motivos, acredito que sejam as lutas. Adoro a ação de Bleach, pois é dinâmica e fluída e foi o que me fez gostar do anime no começo. As lutas aconteciam de forma rápida e não prendiam muito a história, mesmo quando vários combates paralelos aconteciam simultaneamente. A Saga da Soul Society é foda por causa disto. Porém, depois do início da Saga dos Arrankars, dois problemas apareceram. Os fillers se tornaram massivos (e chatos, como sempre) e as lutas começaram a se estender demais; eram episódios e mais episódios intermináveis de lutas que, tomando como base o final da saga, acrescentaram muito pouco à série. As lutas do Ichigo foram as mais relevantes, pois impulsionavam o personagem em direção ao amadurecimento necessário para enfrentar o verdadeiro inimigo, Aizen. Seus confrontos contra Grimmjow e, principalmente, Ulquiorra foram muito bons. Outros embates, como Rukia e Aaroniero, também foram interessantes e trouxeram alguns esclarecimentos. Todavia, a maioria das lutas foi mal aproveitada. Ishida, Renji e depois Kurotsuchi contra Szayel-Aporro foi um combate longo, chato e inútil. Byakuya contra Zommarie serviu só para mostra o quanto o capitão é poderoso (o que já estamos cansados de saber). Nnoitra apenas favoreceu o reaparecimento da Neliel como uma espada. Aliás, a própria Nell é um exemplo de desperdício; ela é uma das personagens mais legais da saga, mas durou alguns minutos como uma espada fodona, invocou sua ressurrécion, lutou, voltou ao normal e se perdeu para sempre no limbo da série. Depois disso, Zaraki apareceu para enfrentar Nnoitra, a luta acabou e ele partiu para enfrentar Yammy. A luta de Zaraki contra Yammy também se mostrou irrelevante quando terminou do nada simplesmente para Zaraki e Byakuya se enfrentarem num combate igualmente iniciado do nada e por razões idiotas — um combate que também ficou por isso mesmo, já que no final eles aparecem de volta a Soul Society como se nada tivesse acontecido e com Yammy ainda vivo no Hueco Mundo. Haja enrolação! Por fim, cito os confrontos do Mundo Real, uma sucessão de lutas que não levaram a lugar algum e só serviram para prolongar ainda mais a saga e dar alguma finalidade para personagens introduzidos na série sem função real — como os Vaizards. No final das contas, os últimos três espadas foram facilmente derrotados (Stark, tadinho, nem sequer serviu para o Shunsui mostrar o bankai dele) e Aizen, praticamente um deus, desceu o cacete em TODOS os personagens que apareceram na frente dele. Tudo para terminar aprisionado num kidou de espinhos e enviado para a prisão.

Arrankars

O caso de Aizen, no entanto, merece considerações a parte. O embate final dele contra Ichigo foi, sem dúvida, um dos melhores da série, justamente porque recuperou um pouco do glamour que as cenas de ação tinham no começo do anime, como eu citei anteriormente. Foi uma luta rápida, overpower, empolgante e coroada com um poder bonito de se ver — Mugetsu. Aizen foi, sem dúvida, o cara que movimentou o anime. A Saga da Soul Society não foi foda só por causa das lutas ágeis, mas também pela intriga e manipulação empregadas pelo vilão. O mistério criado em torno de sua suposta morte e a revelação inesperada de seus planos deram sabor à história e marcaram Bleach como um dos meus animes preferidos. Então, chegou a hora dele ser punido. E ele é simplesmente aprisionado. Tudo bem que ele se tornou imortal, mas, sinceramente, é estranho. Quando a Rukia foi aprisionada na Saga da Soul Society, ela foi direto condenada a execução; embora fosse tudo uma armação, ainda era uma lei sendo aplicada. Aizen foi simplesmente julgado e enviado para uma prisão, um recurso narrativo que só me faz crer numa coisa: Aizen vai voltar no futuro! Uma consideração ainda mais válida se avaliarmos a conversa final entre Aizen e Urahara quando o vilão estava sendo selado: — Como toda a sua inteligência, por que não faz nada? Por que se subjuga a Ele (se referindo ao Rei Espiritual) ? — pergunta Aizen; — Entendo, você também viu, não é mesmo? — considera Urahara. É um cliffhanger absurdo, com o objetivo nítido de criar perguntas a serem respondidas futuramente. Afinal, o que Aizen e Urahara viram? O que é todo este mistério ao redor do Rei Espiritual? Sem dúvida, são argumentos para uma possível saga envolvendo o Rei Espiritual, lembrando que existe ainda outro ponto em aberto: a shinigami Hikifune Kirio e o Esquadrão Zero, que não acho que foram mencionados na Saga do Retorno do Pêndulo em vão.

Mugetsu

O final, no entanto, teve vislumbres do Bleach em início de carreira, principalmente na questão do humor. Foi realmente impagável assistir ao esporro dado pelo Comandante Genryuusai em Shunsui, Byakuya e Zaraki simplesmente porque eles perderão o sobretudo de capitão. A cara de descaso que eles fazem e suas respostas safadas são de cair na gargalhada, especialmente o Byakuya falando que o sobretudo é uma “roupa barata” e o Shunsui dizendo que é um “acessório fashion”. Foi bom ver um pouco do humor despretensioso de volta a série.

Para concluir são apresentados os desfechos (ainda que com ganchos) de alguns personagens. Ficamos sabendo que Hinamori está em tratamento para recuperar os órgãos perdidos na batalha. Hitsugaya está treinando exaustivamente para proteger Hinamori com mais eficiência, já que ele próprio quase avabou com a vida dela. Rangiku se despedindo (ou não) de Gin. E o grupo de amigos se reunindo ao redor de Ichigo para fechar o ciclo da saga que moveu todo o anime até agora. Foram momentos bonitos, mas que ainda passam uma sensação estranha. Mais uma vez, as relações entre os casais da série são explicitadas, mas pouco exploradas. No anime, diferente do que aconteceu no mangá, a relação entre Ichigo e Rukia foi simplesmente esquecida. No mangá, pelo menos, rola uma cena final mais emotiva entre eles, enquanto no anime, nem uma troca de olhares. Muito sem graça. Já Rangiku e Gin continuam uma incógnita e, para piorar, não somos esclarecidos se Gin morreu ou não — o que é uma tortura! Eu, sinceramente, espero que ele ainda esteja vivo, afinal, se a Hinamori sobreviveu, porque ele, que é um personagem muito mais legal (e forte), não pode ter sobrevivido. Também espero que a Rangiku ganhe mais destaque e poder a partir de agora; existem vários cargos vazios no Gotei 13 que precisam ser preenchidos e seria legal ver a Rangiku desenvolvendo o bankai e tornando-se uma capitã. Tudo bem que temos o Renji e o Ikaku com o bankai que podem futuramente assumir como capitães. Mas o Ikaku não tem interesse, então, é uma possibilidade para a Rangiku. Convenhamos que a Rangiku é uma das personagem com mais destaque e mais radiante da série (não me refiro aos peitões) e seria legal vê-la com uma estrela própria ao invés de simplesmente servir como alívio cômico ou trampolim para o personagem Hitsugaya. Só a sua história, conduzida de uma forma mais séria, já agregaria muito conteúdo para o anime.

Rangiku Matsumoto

Enfim, escrevi e especulei bastante. Sempre acontece quando resolvo escrever sobre Bleach. Foi um balanço da minha percepção sobre o encerramento, mas também da série como um todo depois deste final… que não é bem um final, eu sei. Apesar das críticas, não mudei minha opinião sobre o Bleach. Continua sendo um dos melhores animes que já assisti e uma das melhores histórias que já pude acompanhar. Tem seus altos e tem seus baixos, mas consegue ser emocionante mesmo depois de tantos episódios. O autor, Tite Kubo, deseja continuar a série durante mais 10 anos ainda e não vejo problema nisto. Ainda há muito para contar. Só espero que, a partir de agora, Bleach seja capaz de se desconstruir e se renovar. Não é fácil manter o ritmo depois de tanto tempo, mas Bleach tem potencial e pode melhorar ainda mais. Espero ver os diálogos, as intrigas, o mistério e o humor que me atraíram para a série lá no começo, sem lutas ou sagas desnecessárias. No anime, ainda vamos ter que aturar fillers, mas no mangá, um novo arco, com novos personagens, se iniciou e confesso que está me agradando. Torço para que minhas esperanças se concretizem e já vislumbro possibilidades neste recomeço. Independente do que for, vou continuar acompanhando, lendo e assistindo até o dia do verdadeiro final. Por quê? Porque é Bleach!

Nível Heroico

Alan Barcelos

Apaixonado por cultura pop, cafeína e cerveja. Tentou ser taverneiro, desenhista, lutador de rua e shinigami. Não deu certo, acabou virando jornalista.

OndestouTwitterFacebookMais Posts

Leia também:



Comentários


40 Mensagens »


  1. Morango+ichigo 02/04/2011 at 2:35 - Responder

    “Torço para que minhas esperanças se concretizem e já vislumbro possibilidades neste recomeço. Independente do que for, vou continuar acompanhando, lendo e assistindo até o dia do verdadeiro final. Por quê?”
    Porque esse é meu jeito ninja de ser!

    • Alan Barcelos 02/04/2011 at 11:22 - Responder

      Oi, Morango…

      Também estou na torcida. Acho que este recomeço dará novo fôlego à série. Eu estou acompanhando a saga nova do mangá e estou gostando. Acho que tem potencial para desenvolver mais o anime e apresentar novidades. =)

  2. João Paulo 11/05/2011 at 22:23 - Responder

    Primeiramente gostaria de dar meus parabéns, pois essa foi uma das melhores críticas ao “final” de Bleach que li. Pelo o que já vimos, Tite tem mesmo material para esses próximos 10 anos que ele quer para Bleach. Ainda nessa saga existem questões como o por quê dos usuários de fullbring não confiarem em Urahara e o que eles saberiam sobre a familia Kurosaki. Fora isso, ainda há mistérios que devem ser explicados mais tarde, como quem seriam os membros do esquadrão zero, qual seria a natureza da familia real(Aizen chama o rei de “aquilo” e também um dos que acho que podem ser explicados em breve que é a real origem de Ichigo. Durante a luta, Aizen mencionou que Ichigo possuia uma existência especial desde o nascimento, pois era um shinigami e alguma outra coisa que ele não pode citar porque foi interrompido por Isshin.

    • Alan Barcelos 21/05/2011 at 11:27 - Responder

      Obrigado, João Paulo.
      Também me desperta muita curiosidade o que vem por aí em Bleach e na forma como a história está seguindo agora. Mas, uma coisa que é legal em Bleach e que está voltando nesta nova saga é o mistério. Uma das grandes sacadas de Bleach no começo eram os místérios, que despertavam curiosidade para saber o que iria acontecer. Porém, muito desse mistério se perdeu depois da Saga da Soul Society. Acho que a retomada deste lado mais obscuro da história é algo muito bem-vindo.

    • danilo temshou 19/01/2012 at 17:12 - Responder

      porvalvelmente talvez tenha alquo a ver com a mãe do ichigo e pq o pai dele foi pro mundo real e ele aprendeu o Mugetsu. talvez a mãe dele não fosse um simples humana nas o pai do ichigo era capitão do esquadrão 0 e com certeza a Hikifune Kiri nã ofoi citaddo em vão

  3. henry 24/05/2011 at 13:12 - Responder

    realmente existem muitos misterios a serem esclarecidos em blech como a origem dos poderes shinigami do isshin tbm tem a relaçao do isshin com o pai do ishida os dois ja se connheciam e tal, como foi dito tbm tem o esquadrao zero e o rei da soul society ,o passado do sado q parece q vai ser mostrado nessa nova saga.Bem bleach e simpliesmente o meu anime preferido,as falhas tem na serie,na minha opiniao eu nao veria bem como falhas ate prq fillers tem em todo anime, nao achei essa saga arrankars sem misterio como foi dito havia sim misterio como o q aizen pretendia com orihime qual era o real objetivo de aizen ,oatrapalha msm nos fillers nao e filler em si mas o momento em q ocorrem tudo bem ter fillers ate prq entendo q sao necessarios pra historia do anime nao alcançar a do manga o problema e q alguns fillers ocoorrem no meio da saga ,eu na verdade nao enxergo isso bem como um probleama mas poderia pelo menos coloca-los no fim da saga ate prq eu considero os fillers de bleach otimos sempre tem açao e uma boa trama so nao gosto qndo sao muito longos mas fora isso…bem TK disse q pretende continuar com o manga por mais uns 10 anos acho isso otimo adoro bleach e nao gostaria q acabace assim tao cedo com isso o anime tbm se estendera por mais uns 10 anos pelos menos continue assim…

    • Alan Barcelos 08/06/2011 at 11:30 - Responder

      Olá, Henry…

      Bleach é também um dos meus animes preferidos. Assim como você, acho os fillers divertidos, com muita ação e histórias interessantes (exceto a Saga da Rebelião das Zanpakutous, que foi muito chata). Mas, o problema é justamente este de entrar no meio das sagas do anime. Para mim, a melhor coisa a fazer, como já disse antes, seria dividir o anime em temporadas e criar hiatos entre elas (como nas séries americanas). Assim, assistiríamos somente a história principal de forma rápida e precisa, sem enrolação. Mas, enfim, é o jeito dos japinhas trabalharem. Bleach não fica menos foda por isso. =)

  4. henry 16/06/2011 at 22:03 - Responder

    Bem Alan,tenho de descordar de vc no q se refere ao filler das zanpakutous,naum axei chato pelo contrario achei o melhor filler do anime,justamente por causa da criatividade(lemrando q esse filler e um cannon filler).Ate prq na historia do anime apenas a zangetsu de ichigo havia aparecido em sua forma humana,mas obrigado pela resposta
    tchau

    • Alan Barcelos 17/06/2011 at 19:05 - Responder

      Cara… vou te falar que não me apego muito a estas divisões de filler canônico ou não-canônico. Para mim, fillers são todos iguais. Todos servem ao mesmo propósito de preencher espaço no anime com histórias genéricas apenas para distanciá-lo do mangá.

      Admito que a Saga das Zanpakutous é criativa pra caramba e o design das formas humanos das Zanpakutous é maneiríssimo. O que não gostei muito foi da história. Eu esperava mais da saga. Os últimos episódios então, que ficaram enrolando mesmo depois da vitória sobre o vilão, eu achei massantes. Mas, é a minha opinião. Conheço várias pessoas que gostaram. =)

      A saga filler que mais gostei até agora foi a Saga dos Bounts, pela história e o drama dos Bounts e também por ter sido inserida num hiato entre as sagas, fazendo parecer como se a aparição dos Bounts fosse uma parte inerente da história principal. E tem aquele shinigami com aquela zanpakutou maneira: nijigasumi.

  5. Murilo 06/07/2011 at 19:43 - Responder

    Ola! Muito legal sua resenha! Assim como vc tbm estou “condicionado” a assistir Bleach…e o mais engraçado é que quem me apresentou o anime foi um amigo que nem é de São Paulo: foi um amigo do interior do Rio de Janeiro !
    De longe…

    Qto as sagas Fillers meu gosto é um pouco diferente do seu:
    Não curti muito a Saga dos Bounts ( apesar que ela é importante pra entender bem a saga filler atual … ) mas gostei bastante da saga das Zanpakutous…

    E qto a Saga Principal, eu acho que a melhor fase foi a do resgate da Rukia…Claro, depois aconteceram muitas coisas interessantes, mas gosto de rever aos primeiros episódios do anime e as lutas antigas até hoje…
    Adorava o Aizen “nerd” de óculos, mas depois descobre-se que ele era um cara sínico, rsrs…
    Ja da fase Arrancar quase não pego os episódios de novo pra assistir.
    É aquilo que vc disse: o anime se tornou mais sério…

    Acho que o pai do Ichigo tem alguma coisa a ver com o esquadrão zero…o TK tem que explicar melhor tbm o fato dele e do Urahara trabalharem muito bem em equipe ou “tag team”, rsrs…
    Não acho que o Rei seja um ser pessoal, mas deve ser alguma criatura ou objeto…

    E Por ultimo comentando a nova saga do mangá estou gostando! agora está ficando interessante, inclusive ficamos curiosos pra saber como Ichigo e Ginjou se safarão desta, já que Tsukishima “pegou” todos…

    Cya!

    • Alan Barcelos 07/07/2011 at 23:25 - Responder

      Fala, Murilo…

      Vou confessar que ainda não estou acompanhando a saga filler nova do anime, nem sabia que tinha relação com a Saga dos Bounts, mas gostei de saber disto. Estou esperando avançar bastante para pegar e ver vários episódios de uma vez.

      Também faço isto de pegar os episódios das primeiras temporadas para assistir de vez em quando, principalmente a parte do resgate da Rukia, que é sempre bom ver de novo.

      Quando acabou a Saga Arrancar/Aizen, eu soube de boatos que o TK iria fazer uma saga mais centrada na história do pai do Ichigo, mas ele veio com a saga dos Fullbringers no mangá. Talvez, ele ainda faça esta saga do pai do Ichigo mais para frente e saberemos mais sobre ele.

      E gostei da teoria do Rei ser talvez um objeto, nem tinha pensado nisto. Estava pensando nele como provavelmente o Emma-Daiyo, que é um soberano do mundo dos mortos (ou das almas) na mitologia japonesa e é frequentemente usado em animes.

      Por fim, a Saga dos Fullbringers está mesmo agradando… está trazendo de volta um pouco daquele gostinho de mistério que tinha no começo do anime.

      • Alan Barcelos 29/07/2011 at 19:56 - Responder

        Fala, Murilo…

        Tenho uma teoria nova pra você sobre o Rei Espiritual…

        Talvez, ele NÃO EXISTA. Pensei nisso revendo os últimos episódios da luta contra o Aizen. O Urahara fala para ele que “sem o Rei, a Soul Society seria um caos”… e o Aizen pergunta “por que ele se submete ao Rei?”…

        Acho que o que o Aizen e o Urahara viram é que, talvez, não exista mais um Rei Espiritual e todos na Soul Society confiam num regente que não está mais realmente lá, mas que todos acreditam que esteja. Talvez, o Aizen tenha se rebelado por isso e talvez seja o motivo dele querer tanto se tornar um deus. Ele não aceita se sujeitar a uma mentira e quer se tornar um deus para assumir o trono vazio e construir sua própria verdade.

        É só uma teoria, mas é bastante plausível. Vamos ver o que o TK nos reserva. =)

        • Murilo 31/07/2011 at 21:52 - Responder

          Oi Alan,
          Só vi hoje sua resposta, entrei aqui pra ver se vcs já tinham feito a crítica do Capitão América… kkk
          Antes disso o Urahara pergunta: então você viu…
          É mesmo bem interessante ou “omoshiroi” rsrs…
          E faz sentido também …
          Como o Aizen foi “selado” e está preso, imagino que ele deve voltar em uma outra saga…Pelo visto o autor ainda pensa em aproveitar o personagem e se fizer isso acho que desta vez ele confirmará essa história do Rei.
          Vamos ver o que vem pela frente, como disse o dublador do Ichigo, espero que Bleach dure ainda mais uns 10 anos, e nos traga muito boas surpresas.

  6. Murilo 06/07/2011 at 20:11 - Responder

    E ainda em tempo: o quarto filme ( Jigoku Hell ) vai ser lançado no Japão em DVD em Agosto… ou seja: em setembro os fansubbers já terão traduzido/legendado…

    Os filmes de Bleach tbm são muito bem produzidos…
    Claro, nenhum deles consegue superar o arco original em termos de história, mas só pelo fato de assistir Bleach por mais de uma hora ( os capítulos da TV tem cerca de 18 minutos… )com qualidade alta é bom demais !!

    • Alan Barcelos 07/07/2011 at 23:28 - Responder

      Também gosto de assistir os filmes, pelos mesmos motivos. O primeiro foi o que mais gostei até agora, embora os outros dois também sejam muito bons.

      Também estou na expectativa pelo quarto… para aliviar um pouco a espera já até baixei a música de encerramento para ficar escutando: Save the One, Save the All, do TM Revolution. :)

  7. murilo 07/07/2011 at 17:39 - Responder

    Que estranho! eu postei dois comentário aqui ontem mas parece que sumiram…este é um teste…

    • Alan Barcelos 07/07/2011 at 23:18 - Responder

      Oi, Murilo.

      Desculpe, não sumiram. É que eu estava fazendo alguns manutenções no site e ainda não os tinha adicionado. Mas, já estão aí. ;-)

      Abs.

  8. ^^ 28/07/2011 at 1:23 - Responder

    Mais quando volta a temporada real sem os filers que estao agora gostaria de sabe pq to ansiozo pra sabe se o kurosaki kun ira recuperar seus poder de chinigame e no filler logico que nao ira mostrar isso

    • Alan Barcelos 29/07/2011 at 19:47 - Responder

      Pois é, no filler não vai mostrar mesmo.

      Porém, no mangá, já está rolando. Se a curiosidade for muita, você pode tentar dar uma olhadinha para saber o que acontece. Como eu já disse nos comentários acima, o novo arco do mangá, a Saga dos Fullbringers, é bem maneira.

      Agora, no anime, a previsão é de que os fillers vão acabar em outubro, quando deve voltar ao arco principal. ;-)

      • Murilo 31/07/2011 at 21:57 - Responder

        A Saga Fullbringer está bem legal…mas no último capítulo o 458 acontece uma reviravolta aí… quero ver como o Tite Kubo vai fazer se algo ruim acontecer ao Ichigo, uma vez que ele está lutando com seu corpo físico e não com o espiritual… espero não ter falado demais, mas sim deixado mais curioso quem ainda não leu essa saga… kkk

        • Alan Barcelos 02/08/2011 at 19:11 - Responder

          Eu fiquei curioso. Faz tempo que não leio. Vou dar uma olhadinha porque não aguento esperar esta saga filler acabar. =D

  9. ^^ 16/08/2011 at 16:03 - Responder

    Mais alguem sabe quando acaba a saga filler pq ta no episodio 335 i é filer ainda

    • Alan Barcelos 16/08/2011 at 16:31 - Responder

      A previsão é de que os episódios fillers vão acabar em outubro, quando deve voltar ao arco principal. Ou seja, ainda vai demorar um pouco.

  10. helena 16/09/2011 at 13:49 - Responder

    muito bom o que você falou também sou uma fã louca por bleach e realmente é um anime muito bom comecei acompanhar depois que cheguei na saga atual de naruto shippuuden para dar uma distância para eu poder ver varios episodios e realmente fiquei viciada em bleach é um anime muito bom mesmo espero ver logo a nova saga no anime agora que os fillers estão acabando.

    • Alan Barcelos 17/09/2011 at 11:51 - Responder

      Pois é… também faço isso. Não estou acompanhando a saga filler nova, só baixei a música da abertura nova (Blue, do Vivid) para escutar porque é foda. :-)

      Enquanto isso, aproveito para ver outros animes.

      Mas, os fillers estão acabando e eu voltarei a acompanhar a série quando isto acontecer.

  11. GabrielzSantos 17/09/2011 at 1:50 - Responder

    Concordo com você em quase tudo xD

    Só que foi muito tenso Neliel ter desaparecido do nada depois da batalha de Zaraki x Nnoitra, espero que ela volte um dia

    Nem que seja pra ser inimiga de Ichigo, pq eles querendo ou não acabaram deixando ela pra trás xD

    Quanto ao restante to muito curioso, esse ano eu começei a assistir animes e assisti e li Naruto e agora to quase terminando de assistir Bleach (Assisti até o episódio 310 que é quando termina a saga que tá desde o início praticamente xD, só no 343 que para os fellers msm… e to tendo que dar foco a outras coisas que não Bleach, por enquanto pelo menos). Quando eu ler o mangá e ficar por dentro dessa nova saga eu falo mais xD

    • Alan Barcelos 17/09/2011 at 11:55 - Responder

      Eu acho que inimiga, a Nell não deve ser. Mas, acho que ela tem que voltar SIM porque ela é uma personagem ótima. Eu particularmente acho que seria legal se ela recuperasse os poderes plenamente e reestruturasse o Hueco Mundo, agora que o Aizen não manda mais em nada e a maioria dos arrankars mais poderosos estão derrotados.

      Mas, enfim, o negócio é esperar mesmo para ver no que vai dar esta nova saga dos Fullbringers. Por enquanto, o foco é o Ichigo… não devem expandir a história para outros lados… pelo menos, como eu disse, por enquanto.

      Em outubro, os fillers acabam e poderemos acompanhar os Fullbringers no anime também. ;-)

  12. Marcel Molinari 27/09/2011 at 0:03 - Responder

    afinal galera, em que episódio acabou o filer e começou a saga do ichigo sem poderes e blablabla? Grato.

    • Alan Barcelos 27/09/2011 at 8:57 - Responder

      No mangá, a Saga dos Fullbringers (do Ichigo sem poderes) já está rolando há algum tempo.

      No anime, a saga filler ainda não acabou, mas está próximo. Termina no episódio 342.

      O arco principal do anime, com a Saga dos Fullbringers, começa dia 11 de outubro (no Japão), com o episódio 343. ;-)

  13. wesley 10/04/2012 at 12:35 - Responder

    Alan show man! tudo o q vc postou …. gratx… creio q o aizen ainda a de voltar… de qualquer forma.. vc tem algum info, sobre a nova saga? ouvi boatos sobre a saga do rei espiritual..
    tem alguma info para passar sobre isso?
    grato abraços bro!

  14. wesley 11/04/2012 at 6:00 - Responder

    valeu Alan… estou dando uma olhada! boa muito boa, bom vamos esperar q arrebente… de se faça digno de bleach!
    obrigado novamente pela postagem! abraços..! PAZ..!

  15. David 22/04/2012 at 4:10 - Responder

    Meu.. parabéns! Muito bom este post…

  16. Aburame Lukas 05/05/2012 at 23:40 - Responder

    Cara, sério, meus PARABÉNS!
    Você falou TUDO, tudo que eu tinha para falar, tudo que eu achava sobre o anime. Você compartilha também das mesmas dúvidas e pensamentos que eu, eu nunca encontrei ninguém com quem eu pudesse conversar assim sobre Bleach e só de ler seu post eu senti como se eu estivesse conversando com você, compartilhando ideias e discutindo.
    Também estou torcendo para que o anime volte, ainda tem muita coisa para ser explicada!!!

    • Alan Barcelos 06/05/2012 at 8:31 - Responder

      Obrigado! XD
      Algumas de nossas dúvidas talvez sejam esclarecidas no última arco de Bleach, que já tá rolando no mangá… mas deve demorar um pouco ainda pra chegar em anime.
      Eu postei algumas informações sobre a nova saga no post sobre o fim de Bleach, nesse link:
      http://www.nivelepico.com/2012/02/24/bleach-esta-chegando-ao-fim/
      A saga chama-se Guerra Sangrenta dos Mil Anos! E pretende resolver todas as pendências da série que estamos arrancando os cabelos pra saber. :-)

  17. Luiz Henrique 23/05/2012 at 0:07 - Responder

    Alan, não tenho palavras para descrever esse anime, sabe eu cresci vendo dragon ball e cavaleiros e sempre pensei que não havia nada melhor. fico feliz por ter me enganado!! Bleach é Bleach sem comparações! e fico ainda mais feliz em ver que existe pessoas pelo mundo que partilham essa paixão!
    adorei o que vc escreveu sobre o fim do anime e assino em baixo, eu até agora só vi os episódios e não o anime. por isso nao posso especular muito mas pelos episodios dá pra notar que ficaram coisas pendentes que vao desde os pares amorosos ate informaçoes sobre a familia kurosaki. e tambem se nao me falha a memoria no episodio “prologo da saga do inferno” aparece o Szayel-Aporro e o Aaroniero aparecem no inferno e sao derrotados bem facil por um cara e fim, nao passa nada mais sobre isso. presumindo que existem os mundos: REAL, SOUL SOCIETY, HUECO MUNDO e o VALE DOS GRITOS ficam faltando o INFERNO e o LUGAR ONDE FICA O REI que precisa da chave real para acessar.
    entao tem lugares que da pra fazer muita historia e ainda com o AIZEN vivo, pois foi o maior vilao e o unico dos chefes viloes que ficou vivo.
    acho que eu nao vou aguentar os episodios sairem em anime vo ter que ler o manga.
    gostaria tambem que o criador desse um jeito do ichigo usar o getsuga tenshou final sem ter de perder os poderes pois d todas as “transformaçoes” do ichigo é de longe a mais legal de todas na minha opiniao.
    pra finalizar realmente bleach é tao bom que mistura tura tudo desde açao até MUITO HUMOR!!
    agradeço o espaço e vo ficar de olho junto com vc pra ver algum

  18. Luiz Henrique 23/05/2012 at 0:18 - Responder

    ah! postei sem querer! só finalizando!
    perdi a conta das vezes que eu morri de rir com os flashes no fim dos episodios, cara a vez que o comandante proibiu os capitaes de usarem as bankais por qualquer motivo quando aparece um pessoal querendo mover um armario e aparece o capitao Komamura e usa a bankai dele e sai destruindo predios com o armario nas maos. eu quase tive um infarto. e tambem na luda dos shinigamis contras os espadas no mundo real o hitsugaya congela tudo enquano o AIZEN, GIN E O TOUSEN estao tomando chá dentro da barreira de fogo bem quentinhos o comandante fica puto com o hitsugaya.
    bom agredeço novamente e espero junto com vc para ver algum dia o derradeiro final, o que espero que demore muito!!!
    um getsuga tenshou final pra vc!!
    valeu

    • Alan Barcelos 23/05/2012 at 8:00 - Responder

      Fala, Luiz…

      Obrigado!

      Então, como você disse, ainda há alguns mundos pra serem explorados. O Inferno aparece no 4º filme de Bleach, que eu ainda não consegui ver, mas quero muito. Já o Lugar do Rei Espiritual, deve aparecer na nova saga, Guerra Sangrenta dos Mil Anos, que tá rolando atualmente no mangá (porque em anime vai demorar pra vermos).

      Provavelmente, vou acabar lendo a saga nova no mangá também, difícil conter a curiosidade e esperar…rs

      Também ri muito com as ceninhas do final dos episódios, são sempre muito engraçados. O humor de Bleach é foda demais. :-D

  19. Luiz Henrique 29/05/2012 at 10:10 - Responder

    Eae, Alan!!
    Cara assisti o 4° filme e se tu ainda nao viu tu nao sabe o que ta perdendo. Muito massa, e foi no inferno como tu falou. é o melhor filme sem duvida.
    agora to meio desiludido pois ja assisti tudo, episodios, ovas e fimes, acho que vou dar uma olhada no manga mas nao sei se vou me adaptar pois nunca fui muito de quadrinhos.
    queria agradecer por vc ter me respondido no post anterior e tamo junto. ah! vou ficar espiando o Nívelepico pois gostei muito. ah! de novo se por acaso vc ou seu amigos do Nivel vierem pro Sul visitarem a Oktoberfest dá um alo que eu sou de Blumenau e gostaria de conhecer-lo e seus amigos. valeu

    • Alan Barcelos 29/05/2012 at 18:39 - Responder

      Muito bom. Vou tentar ver o 4º filme em breve. E vou comentar por aqui o que achei, com certeza. :-)
      Também não sou grande adepto de ler mangá, sempre gostei mais de ver os animes. Mas às vezes, na curiosidade, me rendo aos quadrinhos.
      Tamos aqui pra isso, escrever, comentar e responder. ;-)
      Obrigado você pelo comentário, e pelo carinho! :-D

Deixe Uma Mensagem »