Você Viu?

As Aventuras de Sammy: A Passagem Secreta

(Texto postado originalmente no Almanaque Virtual em 27/01/2011).

As Aventuras de Sammy: A Passagem Secreta

As Aventuras de Sammy: A Passagem Secreta (Sammy’s Adventures: The Secret Passage, 2010) conta a história de uma tartaruga marinha, desde o seu nascimento até a sua maturidade. O filme, que anteriormente foi chamado de A Volta ao Mundo em 50 Anos, acompanha a jornada de Sammy enquanto ele enfrenta as agruras da vida e do mundo e, através de suas experiências, descobre o valor da amizade e do amor. Parece um pouco clichê à primeira vista, mas, nem por isso, deixa de ter seus méritos.

Dirigida por Ben Stassen (Os Mosconautas No Mundo Da Lua, 2008), a animação belga consegue cativar com seu enredo inocente, mas que incentiva no público-alvo (as crianças) os questionamentos necessários para alguém que está começando sua difícil jornada neste oceano cheio de perigos e mistérios que é a vida. O diretor coloca na tela dramas e dilemas que tornam as tartarugas mais humanas, mas sem perder a ternura e o divertimento de quem está contando uma história infantil. É bonito ver como a jornada começa e termina; que mesmo depois de passados 50 anos, ainda é possível voltar aonde tudo começou para ajudar aqueles que estão chegando agora.

Os personagens são igualmente cativantes. É impossível não se identificar com a tartaruga Sammy, que nasce desprovido de qualquer tutela ou apoio e simplesmente não sabe o que fazer para prosseguir — “quem nunca passou por isso na vida?” Porém, é nesta hora que ele conhece Ray, a tartaruga falastrona que se torna seu melhor amigo e ensina a ele uma nova visão de mundo, e Shelly, que se torna o amor de sua vida e a motivação de sua jornada. Todos os perigos enfrentados por Sammy mostram na tela os problemas que nós humanos (tão temidos pela tartaruga no filme) temos ao longo de nossas vidas. Nascemos e vivemos sem saber se seremos bem-sucedidos em nossa jornada, mas perseveramos, buscamos nossas conquista e encontramos amigos que nos ajudam e nos ensinam; no fim, sempre existe aquele amor por quem lutamos, que nos fará completos e dará sentido às nossas vidas. Estes são os valores que tornam o filme agradável… os valores da vida.

Os efeitos visuais são muito bem feitos, com cores exuberantes que transbordam da tela com a rica fauna e flora marinha. O 3D também é trabalhado com eficiência e ajuda a transmitir a impressão de que, assim como os protagonistas da história, estamos imersos no oceano. Porém, é nítido que algumas cenas estão ali unicamente para fazer uso do 3D e num filme com apenas 70 minutos de duração, cenas assim acabam fazendo alguma diferença para a trama.

E é neste quesito que a animação escorrega. A trama não é plenamente desenvolvida, talvez pela ânsia de usufruir dos efeitos visuais, talvez pelo curto tempo de película. A aventura demora a engrenar e o roteiro passa muito tempo focado na narrativa de Sammy e nas cenas que exploram os efeitos visuais que citei anteriormente. De fato, a história da Passagem Secreta, que dá nome ao filme, só aparece nos 20 minutos finais e quando acaba deixa uma pergunta inevitável no ar — “É só isso?!” Estes problemas, por vezes, tornam o filme arrastado, embora, provavelmente, para as crianças, isto não vá fazer a menor diferença.

As Aventuras de Sammy: A Passagem Secreta lembra muito o bem-sucedido Procurando Nemo (2003), embora despido do glamour e das tiradas cômicas comuns às produções da Pixar. Ainda assim, tem seus próprios méritos e seu próprio conceito de cinema. Vale pela tentativa de ensinar sobre a vida. Vale mais ainda por tentar educar sobre questões ambientais tão presentes no cotidiano atual, como: a caça ilegal, a poluição marinha, a conservação do oceano e de suas espécies, o aquecimento global etc. Vale pela emoção.

Nível Heroico

Compartilhe este Post

Posts Relacionados



Inscreva-se no Canal

Resenhas Populares

Rogue One: Uma História de Star Wars

Rogue One: Uma História de Star Wars

It: A Coisa

It: A Coisa

Planeta dos Macacos: A Guerra

Planeta dos Macacos: A Guerra

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Raw

Raw

Siga no Bloglovin’

Follow

Vem Com a Gente

Curta e Compartilhe

Aperte o Play

Nível Épico em Imagens