Animes

A super-espiã soviética Viúva Negra, uma das personagens mais interessantes da Marvel

Viúva Negra

Aproveitando o momento do filme Homem de Ferro 2, decidi escrever sobre uma das personagens que mais gosto no Universo Marvel e que no longa é apresentada com glamour pela exuberante Scarlet Johansson — a Viúva Negra. Aliás, como já escrevi no post anterior, adorei a performance da atriz no filme; uma escolha perfeita por parte dos produtores. Se, por exemplo, tivessem tido esse cuidado para escolher a Mary Jane do filme do Homem-Aranha, acho que a personagem teria sido mais interessante (não gostei da Kirsten Dunst no papel). Mas enfim, não vou me aprofundar em questões sobre atriz ou interpretação, mas sim sobre a personagem.

Confesso que tenho facilidade para gostar de personagens femininas e, nos quadrinhos, as mais interessantes são justamente as que atuam como coadjuvantes nas histórias de outros heróis, como é o caso da Viúva Negra.

Natalia Alianovna Romanova (também conhecida como Natasha Romanoff) é uma super-espiã soviética que surgiu nas histórias do Homem de Ferro em 1964 (na revista Tales of Suspense #52). No princípio, ela era uma vilã que atormentava a vida do herói, porém depois se tornou uma aliada e ganhou participação recorrente em várias histórias da editora, como Homem-Aranha e Demolidor. Também integrou o grupo Campeões, junto com Hércules, Motoqueiro Fantasma, Homem de Gelo e Anjo, e foi agente da SHIELD (uma parte de sua história que foi aproveitada no filme); mas foi nos Vingadores que ela ganhou importância no Universo Marvel.

Sua história, cheia de idas e vindas, começa em Stalingrado, na antiga União Soviética, no final dos anos 20. Orfã, Natalia foi criada pelo soldado Ivan Petrovitch, até que ela foi recrutada pela KGB, onde foi treinada e parcialmente manipulada por lavagem cerebral. O título de Viúva Negra veio anos mais tarde quando, no fim da Segunda Guerra, o governo soviético decidiu criar um programa de treinamento especial para super-soldados — o Programa Viúva Negra. Num lugar chamado de Sala Vermelha, ela foi treinada em diversas artes de combate e de espionagem e teve suas funções corporais e mentais avançadas tecnologicamente de tal forma que seu envelhecimento foi consideravelmente retardado (motivo pelo qual ela ainda mantém sua aparência estonteante mesmo depois de passados mais de 80 anos desde seu nascimento).

Depois de anos sob o efeito da lavagem cerebral da KGB e inúmeros confrontos com o Homem de Ferro, os Vingadores e outros heróis, Natalia se livrou do controle dos russos e fugiu para os Estados Unidos, onde adotou o nome Natasha Romanoff. Com acesso a equipamentos de alta tecnologia criados por norte-americanos e roubados por ela dos soviéticos, logo ela tornou-se uma agente importante da SHIELD e, mais tarde, integrante da formação principal dos Vingadores.

Recentemente, durante a famigerada Guerra Civil que colocou heróis contra heróis no Universo Marvel, Natasha permaneceu ao lado do Homem de Ferro na defesa do Ato de Registro dos Super-Humanos. Ela inclusive assumiu temporariamente o controle da SHIELD, quando Tony Stark, então diretor da agência, foi dado como morto.

Scarlett Johansson como Viúva Negra

Atualmente, ela está confirmada como membro dos Vingadores Secretos, equipe formada no início da Era Heróica, a nova saga da editora. A personagem também ganhou uma revista própria com o título Viúva Negra, na qual pela primeira vez ela é apresentada como protagonista. Uma ascensão justa para uma personagem interessante.

Além disso, Scarlett Johansson pode novamente vestir o collant da espiã para um filme solo. Os executivos da Marvel Comics aparentemente gostaram do desempenho da atriz no papel e estariam interessados em fazer um spin-off com a Viúva Negra— e a atriz e o diretor de Homem de Ferro, Jon Favreau, também parecem gostar muito da ideia. Eu adoraria ver a atriz vestida naquela roupa novamente… você não?!

Compartilhe este Post

Posts Relacionados



  • helison

    show de informação…não conhecia muito sobre natasha,,,agora sim tudo foi esclarecido,,,,muito bom o texto…. também adorei a performance de natasha nos filmes…valeu

Resenhas Populares

Rogue One: Uma História de Star Wars

Rogue One: Uma História de Star Wars

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Raw

Raw

Capitão Fantástico

Capitão Fantástico

O Homem nas Trevas

O Homem nas Trevas

Nível Épico em Imagens

Google Plus

Facebook

SoundCloud